CÔNICAS: UM POUCO DE HISTÓRIA NÃO MATA NINGUÉM
Aluna:Maria José Pereira da Silva
Período: 4º
Faculdade de Formação de
Professores de Afogados da Ingazeira
Fafopai-Aedae
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Professora: Eliana Nogueira
Disciplina: Geometria Analítica
15 de dezembro de 2010
RESUMO
Na perspectiva de entendermos o estudo das curvas cônicas e suas aplicações, dispomos um trabalho científico com a intenção de analisar e evidenciar alguns consensos e dissensos de maneira bem simples. Nossa intenção é contribuir de maneira positiva e objetiva na compreensão dos conteúdos da disciplina de Matemática e Geometria Analítica, com enfoque maior nas curvas cônicas.
Pretendemos despertar o interesse não só dos alunos e professores do ensino superior, mais principalmente os alunos do ensino médio, devido a defasagem que temos na escola, com relação a esse assunto tão bom e pouco conhecido até então.
INTRODUÇÃO
Inicialmente falaremos da história das cônicas ou secções cônicas que ganharam grande destaque por volta do século IV a.C – I a.C, onde alguns matemáticos gregos se destacaram entre eles: Arquimedes, Euclides e Apolônio de Perga.
Apolônio de Perga (262 a .C. - 190 a .C.) foi o que mais se destacou, pois conseguiu mostrar que através de um único cone era possível criar todas as cônicas e a elas atribuiu nomes, já que até então não havia nenhuma designação específica, passando a chamá-las de Parábola, Elipse e Hipérbole e por essa façanha conseguiu o posto de O GRANDE GEOMETRA.
http://ecalculo.if.usp.br/historia/apolonio_perga.htm
Seus estudos sobre cônicas foram tão importante que ultrapassaram os de outros geômetras, inclusive os de Aristeu e Euclides que eram considerados seus rivais.
No entanto ele tinha também seus admiradores que reconheciam e admiravam sua inteligência e por isso utilizavam-se das suas descobertas para construírem as suas próprias teorias, exemplo disso é as descobertas de Kepler e Isaac Newton.
Kepler foi o criador da lei da astronomia, para ele a terra se movia em torno do sol, em seus experimentos podemos perceber a utilização das elipses, onde ele ao estudar os corpos no universo descobriu que os planetas tem forma elíptica; enquanto isso Isaac Newton criou a lei da gravitação dando continuidade a lei de Kepler e mostrando que sua tese está correta.
Com isso podemos dizer que as curvas cônicas contribuíram e contribuem constantemente para o campo espacial e por esse motivo até hoje são muito utilizadas pelos cientistas.
http://blog.brasigo.com.br
Verificamos que “Muitas pessoas consideram desconcertantes o fato dos matemáticos investigarem a fundo um problema ou uma idéia, simplesmente porque a acham interessante ou curiosa. Retomando aos pensadores da Grécia Antiga, encontramo-los a estudarem com afinco suas idéias, independentemente da sua utilização imediata, mas tão só por serem excitantes, desafiadoras ou interessantes. Foi o que aconteceu com o estudo que fizeram das secções cônicas.” (In Fascínios da Matemática, 1995)
Assim constatamos que muitas pessoas sentem-se incomodadas pelo fato de que vários matemáticos trabalham apenas para provar que são melhores, que podem ir mais longe, tem mais conhecimento a serem demonstrados ou para inserirem-se na sociedade como sendo a favor ou contra alguma teoria. Eles tem muita pressa em divulgar suas pesquisas, pois vivemos em uma sociedade onde valemos pelo que temos, talvez esteja ai a grande diferença se comparado com a trajetória percorrida pelos geômetras, que durante séculos procuraram com paciência e interesse aperfeiçoar seus conhecimentos, formulando novas hipóteses. Gostaria - mos que os matemáticos tivessem o desejo incansável de trabalharem como se fazia a séculos atrás; sentindo-se motivados não apenas pela curiosidade e sim pelo desejo de aprofundarem seus conhecimentos, sem se preocupar se vão ou não serem reconhecidos.
ESTUDO DAS CÔNICAS E SUAS APLICAÇÕES
Chamamos as cônicas por esse nome por terem sido originadas de cortes em um cone, que pertence a uma superfície plana composta por duas folhas que as intersectam.
Sabemos que as cônicas são muito utilizadas desde a antiguidade pelos gregos, quando a utilizavam em seus estudos de astronomia, arquitetura, etc. Vale ressaltar que atualmente a tecnologia moderna continua utilizando o mesmo pensamento, para criar meios cada vez mais sofisticados que enchem nossos olhos de tanta beleza e que muitas das vezes passa por nós despercebidos. Temos muitas construções com formato de Parábolas, Elipses e Hipérboles as quais podem nos ajudar na compreensão dos conceitos de matemática e seus derivados.
Parábolas são curvas abertas voltadas para o infinito. Recebe esse nome por possuir pontos de intersecção que penetram em um cone.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%Bnica
Tais parábolas são diariamente usadas pela disciplina de matemática, na demonstração de gráficos, só que isso não basta, faz-se necessário que o professor busque usar uma nova postura, procurando explicar a origem das parábolas, seu significado, onde elas estão presente, etc. Com isso o aluno terá maiores condições de entender o por que de se estudar esse tipo de curva e consequentemente saberá que as mesmas estão presente em nossa vida a todo o tempo.
As mesmas são frequentemente utilizadas em construções de pontes, faróis de carro, parabólicas, entre outros.
http://br.olhares.com/ponte_jk_brasilia_brasil_foto1963699.html
A elipse é uma secção cônica, onde uma superfície plana atravessa um cone. Geralmente são aplicadas em instituições hospitalares, na odontologia, em lâmpadas, faróis de automóveis, etc., por transferirem raios refletores que auxiliá-os a identificarem os objetos com mais precisão e eficiência.
http://pulmaosarss.wordpress.com/carta-aberta-ao-congresso-nacional/
Por fim temos as hipérboles que são definidas pela intersecção de um plano paralelo em uma superfície cônica e da mesma forma que as elipses e parábolas representa grande importância para os matemáticos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%Bnica
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/
CONCLUSÃO
Sendo assim concluímos que as curvas cônicas representam grande importância em nossa vida por se fazerem presente constantemente, seja na arquitetura, astronomia, etc. e por ser tão influente em nossa vida gostaria – mos que o ensino das secções cônicas fossem revistas, com a finalidade que esse assunto seja introduzido de uma maneira prazerosa, que tenha sentido para os alunos, por tratar-se de um tema muito agradável de ser trabalhado pelas disciplinas de Matemática ou Geometria Analítica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dante, Luiz Roberto. Livro Matemática DANTE
Houve um erro ao enviar as imagens,foram trocadas, no lugar de uma parábola foi colocada uma elipse. Espero que entendam.
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